Main menu

A Copa e as Crianças

9 jul 2014
Share Button

Brazil-Japan,_Confederations_Cup_2013_(10)

 

Sabemos que o Brasil perdeu a Copa do Mundo né!!! Não só bastasse ter perdido, como perdeu de uma forma triste, e até um pouco vergonhosa. Mas enfim, sabíamos que isso poderia ter acontecido, é um fato normal, faz parte, um ganha e outro perde. Mas, e as Crianças???…

Será que entendem da mesma forma que nós? Como explicar isso a meu filho?  Confesso que nunca fui muito ligada a futebol. Meu marido sempre gostou, sempre torceu. Agora vejo meu menino, apaixonado por futebol, sabe falar de qualquer assunto relacionado a futebol. Como fico nessa situação? … Posso até não me interessar taaanto quanto eles, mas eles ADORAM FUTEBOL!!!!!  Já fui para estádios só para agrada-los, mas confesso que até gostei. Achei divertido!!!

Bom, voltando a Copa, no início não estava muito empolgada, mas vendo a alegria do meu filho, e também do marido, acabei me deixando envolver. A alegria de criança é uma alegria inocente, e muito contagiante, de maneira nenhuma passava em sua cabeça que o Brasil poderia não ganhar a Copa.   O pai já o havia alertado sobre o que poderia acontecer, mas de maneira nenhuma ele aceitou.  E ontem com o resultado inesperado, o mundo da criança desabou!!!! Confesso que me surpreendi!!! Sei o quanto ele gosta de futebol, mas, digo que me surpreendi, e muito!!!!! Não é que o menino chorou??? Disse que um dia iria fazer a diferença, que iria ser O JOGADOR!!! Minha reação??…Talvez não fosse momento pra rir, mas não me contive…e ri, mas de uma maneira bem suave para não lhe parecer indiferente.

 

O fato é que nem sempre as crianças entendem bem, o que na verdade acontece. Assim foi com a Copa. Sei que nem todos torcem tanto assim, mas quando temos crianças, e que já entendem, a coisa muda totalmente de figura. Temos que torcer com eles, ué!!!   Se eles gostam!!!  Não gostaria que, sendo eu criança no lugar dele, torcendo toda animada para ver o Brasil ganhar, minha mãe fizesse o contrário. Não mesmo!!! Os bem pequenininhos ainda não entendem muito, já os maiores, como o meu, já entendem até mais do que nós mães. É bem assim. Também sofremos com os nossos pequenos. E assim vamos lhes ensinando a viver, lhes fazendo entender que a vida não é só Vitória, assim como não é só Derrotas, e que aprendam a lidar com ambas as situações.

Beijos, Roberta

Share Button
Roberta Carvalho Roberta Carvalho (107 Posts)

Sou casada e Mãe de um adolescente.


2 comments on “A Copa e as Crianças

  1. Maria José santista on said:

    Olá querida, estou adorando seu blog!!
    Muito legal.
    Meu filho tambem chorou muito quando assistiu aquele jogo do Brasil X Alemanha …
    Não sabia como agir a não ser consolalo e encher ele de chocolate Rsrs
    Beijos amiga estou adorando o BLog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *