Main menu

A Consulta Médica ao Adolescente

26 fev 2015
Share Button

 

11016750_600834266726731_156109630_n

 

Mães, com que frequência levam seus adolescentes ao médico?

E em qual profissional?

Por esses dias perguntei a um pediatra até qual idade ele atende, e ele me respondeu que até uns 14 a 15 anos.

E também perguntei a um clínico geral a partir de qual idade ele atende, e o mesmo disse que mais ou menos a partir de uns treze anos.

 Na verdade eu gosto mesmo de uma Pediatra que atendeu ao Matheus desde bebê, e continuou atendendo até aos nove anos.   Só não atende mais porque nos mudamos de cidade, enfim…

Mas vamos lá! 

Durante muito tempo não havia um profissional específico preparado para o atendimento de adolescentes. Os pediatras limitavam o atendimento até 10 a 12 anos de idade e os clínicos só atendiam acima de 21 anos.

 

Por que isso acontecia?  

Provavelmente porque saúde era sinônimo de ausência de doença, e a ideia era: ”  Para que os adolescentes precisam de médicos se adoecem pouco?”

 

Por que levar o Adolescente para consulta com o Pediatra?

 

Normalmente, os pais levam  os filhos ao pediatra uma vez por mês no primeiro ano de vida; no segundo ano, ainda de forma regular, porém mais espaçadamente, a partir daí, somente se as crianças apresentam algum tipo de problema de saúde.

Quando aparecem os primeiros sinais da puberdade ou as mudanças de comportamento e de humor que sinalizam a entrada na adolescência , costumam surgir dúvidas e inquietações : ” Tudo isso é normal?”, ” É necessário o acompanhamento médico?”, ” Que tipo de médico devemos procurar?”.

 

Qualquer ser vivo em fase de desenvolvimento é suscetível às influências externas e, consequentemente, apresenta uma potencialidade maior de risco.  A boa notícia é que os períodos de crescimento também constituem uma etapa privilegiada para prevenção de uma série de problemas, estabelecimento de hábitos saudáveis e promoção da saúde presente e futura.   

 

Os adolescentes apresentam uma série de peculiaridades relacionadas ao processo de desenvolvimento, constituindo um grupo de maior risco potencial a agravos. É nessa faixa etária que devem ser dadas orientações para a atividade sexual protegida, bem como para a prevenção do uso de drogas e de ações violentas.

 

Com qual periodicidade o adolescente deve consultar o pediatra?

Como no primeiro ano de vida, a adolescência exige um acompanhamento mais próximo, recomendando-se, na fase de estirão de crescimento, consultas no mínimo trimestrais e, a partir de então, seguimento de rotina semestral.

 

Qual profissional da saúde deve ser consultado?

O ideal é procurar um pediatra com experiência no atendimento de adolescentes.    

             10922172_600834220060069_1955700308_n          11003944_600834213393403_1118387175_n

Mães, pelo que ouço, e até onde entendi, até os vinte anos de idade ainda é considerado adolescente! rs

E então, podemos nos sentir a vontade, quanto a levar nossos adolescentes ao Pediatra.

Mas tenho certeza que eles não se sentirão a vontade a partir de uma certa idade, e dependendo do tamanho do adolescente então, nem se fala!!   O meu tem onze anos, mas tem tamanho de quatorze.

Enfim, espero que tenham gostado, eu adorei esse assunto, e foi tirado de um livro sobre adolescente que estou lendo e estou adorando!!!!

Mil Beijos Meninas

Beta

Share Button
Roberta Carvalho Roberta Carvalho (107 Posts)

Sou casada e Mãe de um adolescente.


Comments are closed.