Main menu

Dez Fatos que Você precisa Saber Sobre Seu Adolescente

1 jun 2015
Share Button

 

 

images

* Eles tem uma profunda necessidade de maior independência como preparação para a vida adulta, mas ainda precisam do carinho que recebiam quando criança.

As vezes por vermos nossos filhos crescidos, e com uma certa sensação de independência, vamos deixando inconscientemente de dar-lhes o mesmo carinho que quando crianças costumávamos dar.

 

*Os pais devem entender que não importa quão alto o seu filho já está ou quão adulta sua filha se veste, eles ainda estão em período de desenvolvimento, que irá afetar o resto da sua vida.

Sim, os filhos precisam dos cuidados  dos pais, mesmo quando já estão crescidos.

 

*Adolescentes também fazem Birras

 

Assim como quando se lida com as birras de primeira infância, os pais precisam se lembrar de que o comportamento teen “não é uma afronta pessoal”.

É comum ouvir uma mãe falar que o filho a está pirraçando quando faz birras.

Eles estão lidando com uma enorme quantidade de informações sociais, emocionais e cognitivas, e não têm habilidades subdesenvolvidas para lidar com isso. Eles precisam de seus pais – as pessoas com o cérebro adulto mais estável, para ajudá-los, mantendo a calma, ouvindo-os e sendo bons modelos.

 

* Adolescentes realmente se importam em parecer legais para os amigos
Amigos também fornecem aos adolescentes uma oportunidade para aprender habilidades como negociação de compromisso e planejamento em grupo. 
Assim, mesmo que tudo que eles façam seja conversar com seus amigos, os adolescentes estão trabalhando duro para adquirir habilidades importantes para a vida.

* Como todas as crianças, os adolescentes têm vulnerabilidades específicas de desenvolvimento e precisam que os pais limitem o seu comportamento.

Sim, não é porque não são mais crianças e sim adolescentes, que não precisam da orientação e da disciplina dos pais.

 

* Eles ainda necessitam de algum apoio e procuram seus pais para fornecer esse apoio.

Um pai  não deve  tratar o filho de 16 ou 17 anos como um adulto, assim pode agir de forma injusta e condenando-o ao fracasso na vida adulta.

 

*A necessidade (ainda) grande de sono

 

É um mito que os adolescentes precisam de menos sono que as crianças.  Faz sentido para o corpo do adolescente levantar mais tarde e ficar acordado até mais tarde.

Parte do problema é uma mudança no ritmo circadiano durante a adolescência.

Porém, devido aos horários das aulas, muitos adolescentes acumulam o débito de sono e “tornam-se cada vez mais prejudicados cognitivamente. A privação de sono só agrava o mau humor e atrapalha a tomada de decisão.

Além disso, o sono auxilia na reorganização crítica do cérebro adolescente.

 

* Seu adolescente está se desenvolvendo e descobrindo o propósito dele na vida.

 

Esse processo pode fazer com que você fique de cabelo em pé, mas os anos passarão com muita rapidez conforme seu filho for crescendo, explorando e revelando o que espera conseguir e o que quer se tornar.

Não perca este crescimento. Este é um momento mágico de sua vida. Para que vocês dois se mantenham unidos agora e sempre, curta seu adolescente.

 

* Mudam de humor com facilidade

 

As alterações de humor da adolescência são resultado do seu dia a dia. Não é culpa dos hormônios, nem da noite mal dormida. Muito menos da fome provocada por um almoço de má qualidade. É claro que isso pode interferir, mas a causa principal é a experiência deste mundo novo. 

 

Todos os dias eles vivenciam momentos de frustrações e conquistas, e lidar com isso não é nada fácil.

Imagine, quando combinam entre  colegas para irem ao Cinema. E no dia todos vão, menos o seu adolescente, por algum motivo, você não o deixou ir, isso já é motivo para ele ficar de mau humor. É ou não é?

 

* Tem sonhos e planos

 

Descubra o que ele espera e sonha. Aguce a imaginação dele fazendo perguntas.

Mesmo que você tenha uma vida muito agitada, reserve alguns momentos com eles para almoçar ou realizarem alguma atividade juntos.

São momentos importantes e que farão toda a diferença na vida de seu Adolescente.

 

 

Bem Meninas, espero que gostem! 

Alguns trechos foram tirados de livros sobre Adolescência.

 

Beijos, Beta

 

Share Button
Roberta Carvalho Roberta Carvalho (107 Posts)

Sou casada e Mãe de um adolescente.


Comments are closed.