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25 ago 2014
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O antídoto mais eficaz contra o baixo-astral é a alimentação.

 

 Precisamente os itens com aminoácido triptofano – ricos em proteínas (ovos, carnes, castanhas, laticínios e verduras).

 

 Quando a comida é digerida, o triptofano cai na corrente sanguínea e é transportado para o cérebro e o trato gastrointestinal, que se encarregam de produzir serotonina. 

 

Serotonina também é conhecido o hormônio do bem estar.

 

Com uma refeição composta também de frutas e carboidratos, você aumenta a quantidade de triptofano no organismo.

Confira a lista de alimentos que são indicados para deixar a sua serotonina a mil!

 

 

Cereais: eles são boa fonte de carboidratos complexos e têm farta quantidade de fibras e vitaminas essenciais.

 A aveia, por exemplo, por causa do carboidrato, facilita a passagem do triptofano para o cérebro.    Prefira os cereais com grãos integrais e pouca quantidade de açúcar e insira-os no café da manhã.

 

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Banana:  possui triptofano, vitamina B6, magnésio e potássio, nutrientes que estimulam a produção de serotonina e ajudam a diminuir ansiedade e irritação.   A frutose (açúcar encontrado na fruta) chega rapidamente à corrente sanguínea e dá pique extra. Consuma uma banana todo dia.

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Chocolate: está liberado, mas sem exageros! Quanto mais cacau na composição, melhor.

 Além de triptofano, contém teobromina, elemento que estimula a endorfina, relacionada à sensação de prazer. Um tablete pequeno, uma vez por semana, é ideal.

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Laticínios: iogurte, leite e queijo são ricos em proteínas e triptofano. Uma fatia de queijo (quanto mais branco, menor o teor de gordura) ou um copo de leite por dia combate o baixo-astral.

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Ovo:  ingerir uma unidade de uma a duas vezes por semana ajuda a manter o nível de triptofano no organismo. 

  Além do aminoácido, ele possui colina, substância que compõe as vitaminas do complexo B, importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

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Abacate:  é rico em gorduras boas e magnésio, essenciais na síntese de serotonina. Coma uma unidade uma vez por semana.

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Verduras verde-escuras como brócolis, couve e espinafre são fontes de ácido fólico, cuja deficiência pode provocar depressão.

Procure consumir de duas a três porções por semana.

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Evite ao máximo:

 

 Alguns alimentos que boicotam o nosso bem-estar.

  Doces, biscoitos e sobremesas com muito açúcar dão sensação de prazer imediato e explosão de energia, mas, duas horas depois, provocam uma queda acentuada do açúcar no sangue. Resultado: o pique e o astral vão embora.

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 Evite também as frituras, que contêm gorduras do mal e surtem o mesmo efeito.

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Cuidar da saúde é essencial, e tem que ser prioridade.

 

 FERNANDA OLIVEIRA 

 NUTRICIONISTA 

   CRN5- 5633

 

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071 9290-0182
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075 8835-0145

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o    nanda18_oliver@hotmail.com

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Roberta Carvalho Roberta Carvalho (107 Posts)

Sou casada e Mãe de um adolescente.


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