Main menu

TPM ( TEM PIEDADEdoMARIDO)

12 jul 2014
Share Button
tpm

TPM( TEM PIEDADE do Marido)

Há muito ouço falar sobre a danada da TPM.  Mas achava que era apenas Mito. Comecei a acreditar quando alguém me mostrou que ela existe de fato, e que EUZINHA a conhecia muito bem. Adivinhem só QUEM me fez enxergar isso!!.. QUEM?? O meu MARIDO!!!!!

Pois bem, a Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como TPM, existe sim. E nós mulheres podemos afirmar claramente que ela existe.  Ou talvez os maridos possam afirmar até mais do que nós, que ELA (TPM) existe.     A TPM se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela.  Já escutei alguns ginecologistas dizerem que os sintomas tem que sumir com a menstruação. Caso não desapareçam não se trata de Tensão Pré- Menstrual.  E os sintomas são variados: irritabilidade,depressão, dor nas mamas, dor de cabeça, cólicas,mudança de humor e muitas outras. A mulher também chora fácil sem saber exatamente por quê. Os sintomas também vareiam de mulher para mulher.

 A principal causa está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar. Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina. ( trecho retirado da internet).

                                                                                                                                                                                                    Mas não são todas as mulheres que sofrem de Tensão Pré- Menstrual.  Já vi casos de mulheres fazerem escândalos,  maltratarem outras pessoas e depois se desculpar do fato culpando a TPM.   Acho isso muito feio, temos que manter o auto-controle, e tomar o cuidado para não descontarmos nossos dias de “TPM” nas pessoas.  É claro que durante esse período acontece uma alteração hormonal em nosso corpo, e ficamos com os nervos à ” FLOR DA PELE “…, rsrs, mas é claro que podemos, e devemos controlar nossas emoções.

Antes não percebia a TPM, era meu marido quem sempre mostrava pra mim que eu estava de fato nesse período.  Hoje já a percebo de longe.  Mas nunca tive crises de TPM com ninguém. Mas, meu marido sempre me diz que quem sofre é ele…Coitado!!! As vezes me pego descarregando minha TPM nele e depois fico com dó!!! rsrsrs.. E o pior é que meu filho agora também já percebe quando estou de TPM . Mas, tudo dentro do normal, nada de berrar e fazer escândalos, isso é ridículo né!!! Quando se nota que os sintomas são exagerados ou muito incômodos o ideal é procurar um ginecologista para receber as devidas orientações e tratar os sintomas

.

                                                                                                             Mas sinceramente, querem saber?  Para nós mulheres, que somos casadas, eu acho que quem sofre realmente são os maridos. Afinal de contas, são quem mais convivem conosco, os vemos quase toda hora.  Então, são eles quem conhecem uma mulher na TPM.  Então mulherada, vamos ter piedade dos maridos.  Acredito que eles nos agradecerão, e muito… o meu que o diga!!!

Beijos, Roberta

Share Button
Roberta Carvalho Roberta Carvalho (107 Posts)

Sou casada e Mãe de um adolescente.


2 comments on “TPM ( TEM PIEDADEdoMARIDO)

  1. Maria Cecilia Caverzan Dias on said:

    Adorei este blog, e hoje falando da tpm interessante pois tenho tudo isto e horrivel mas procuro me cuidar certinho…bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *